Atualização 1.1.1, que era considerada perdida por arquivistas e fãs, foi reencontrada em um HD externo

Um update de Minecraft foi redescoberto depois de mais de 10 anos de procura. A atualização 1.1.1, lançada em 18 de setembro de 2010, ficou no ar por apenas três horas e 25 minutos, e era considerada perdida por fãs e historiadores que registram a evolução do jogo da Mojang. A versão alpha foi redescoberta em um HD externo de uma jogadora, que havia baixado o update na curta janela de tempo em que ele ficou disponível.

Vara de pescar foi um dos itens adicionados pelo update 1.1.1 — Foto: Reprodução/YouTube

Minecraft surgiu em 2009 com a edição Java e, ao longo de seus primeiros meses de vida, costumava receber atualizações frequentes, geralmente às sextas-feiras, mas que eram liberadas sem muito alarde pela Mojang. O update para a edição 1.1.1 aconteceu neste período, embora tenha na verdade chegado em um sábado.

Essa atualização contava com novidades importantes e que estão no game até hoje: a vara de pescar, novas pinturas para decorar paredes e a capacidade do personagem se abaixar. Controles para sensibilidade do mouse e alteração do volume de música e efeitos de som também chegaram no update. No entanto, um erro podia causar travamentos e uma tela completamente cinza.

Os desenvolvedores da Mojang foram rápidos em perceber o problema e, apenas três horas e 25 minutos depois, lançaram a versão 1.1.2, que eliminava o bug da tela cinza. Como o update foi lançado em um sábado e ficou pouco tempo no ar, acreditava-se que o arquivo estava perdido.


A atualização, até então perdida, foi descoberta depois que um dos pesquisadores do grupo Omniarchive encontrou um tuíte de 18 de setembro de 2010, dia em que a versão foi lançada. Nele, uma fã falava sobre o update e, considerando a data e horário, havia chances de ser o 1.1.1. Depois de um contato, a jogadora se comprometeu a procurar seus arquivos e HDs velhos em busca da versão rara.

Ela encontrou então um arquivo “minecraft.jar” criado no dia do lançamento. Após checar mais a fundo para validá-lo, ela confirmou se tratava de fato da versão rara de Minecraft e descobriu que seu download foi realizado apenas 89 segundos antes da liberação do 1.1.2.

Com a redescoberta, Minecraft 1.1.1 se junta às incontáveis versões antigas do jogo, disponíveis para quem deseja voltar ao início do clássico da Mojang. Essas edições da fase alpha de desenvolvimento são gratuitas e podem ser encontradas em sites de arquivação, como o Archive.org.

Com informações de: Twitter, Kotaku, Archive.org e Minecraft Wiki

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem

Anúncio

Anúncio