Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios, disse ao site Eurogamer que a empresa não tem interesse em oferecer retrocompatibilidade entre jogos do PS3 no PS4, assim como a Microsoft divulgou na E3 sobre o Xbox 360 e Xbox One.

Yoshida revelou dificuldade em conseguir executar a retrocompatibilidade, dizendo que a Microsoft deve ter trabalhado muito nisso e que o anúncio foi surpreendente. Isso ocorre porque as arquiteturas dos videogames das antigas gerações (PowerPC no Xbox 360 e Cell no PS3) são bem diferentes das novas (x86 nos dois novos consoles), e para conseguir isso é preciso um tipo de emulador na máquina.

O executivo garantiu que a Sony não tem planos de investir nessa compatibilidade porque pretende avançar em outros recursos e experiências para o PS4. O que a companhia tem feito, no entanto, é investir no PlayStation Now, que permitirá o acesso a jogos antigos via streaming pela internet.

Ambas as soluções, no entanto, são limitadas. O PS Now ainda tem disponibilidade restrita e custa US$ 20 por mês ou US$ 45 por três meses para acesso a um catálogo ainda pequeno de jogos antigos. Além disso, a ideia de pagar para jogar algo que você já tem (caso a pessoa tenha guardado seus games do PS3) parece pouco atraente.

Por sua vez, a solução da Microsoft depende da autorização dos distribuidores e desenvolvedores para que a retrocompatibilidade funcione. A empresa promete que mais de 100 jogos estarão disponíveis para serem emulados no Xbox One até o fim do ano, mas isso ainda é pouco comparado ao catálogo de milhares de jogos do 360.

Via Mashable e IGN.

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem

Anúncio

Anúncio