Matrix 4 é confirmado e terá Keanu Reeves

Após anos de rumores, a confirmação do quarto capítulo da saga Matrix, uma das mais importantes do cinema nas últimas décadas, alvoroçou fãs de ficção científica e deixou no ar, como um aplicativo hackeado na tela do seu celular, várias perguntas decisivas.

Quando estreia? Como será a história? Ela ainda faz sentido? E, talvez, a mais importante: afinal, 20 anos depois do primeiro, o filme vai prestar? Nem tudo tem resposta.

Na internet, fãs estão preocupados e animados. Primeiro porque as sequências anteriores de Matrix decepcionaram muita gente, especialmente quem aguardava uma grande expansão criativa da história. Segundo: em tempos de retomada de franquias, esta pode ser a oportunidade ideal de redenção para as irmãs Wachowskis.
Quando Matrix 4 será lançado?

A julgar pela previsão de início da produção --início de 2020--, não deve acontecer antes de meados de 2021.

Será um reboot?
Não. Será uma continuação. Ao menos dois integrantes do elenco original estão garantidos no filme: Keanu Reeves (Neo) e Carrie-Anne Moss (Trinity). Como os atores estão mais velhos, não faria sentido uma "prequela" --quando a narrativa volta para contar os primórdios da história.

Ou seja, seguida a tendência cronológica, os acontecimentos podem se passar cerca de 15 ou 20 anos depois dos mostrados em Matrix Revolutions (2003). Mas ainda restam interrogações. Segundo a revista Variety, a produção está procurando um ator mais jovem para uma nova incarnação do personagem Morpheus (Laurence Fishburne).

Keanu Reeves, hoje com 54 anos

Como será a história?
Tudo o que sabemos neste momento são teorias e nada mais. Segundo uma delas, publicada no site Reddit, Matrix Revolutions indicou um caminho para o quarto filme: nos momentos finais do filme, a Matrix teria sido aperfeiçoada e reinicializada em uma nova Quarta Era, a Neo Matrix. Esse seria o ponto de partida do novo longa.

O personagem de Keanu Reeves passaria então a existir como um ser híbrido, mistura de homem e máquina, vivendo em um reino quântico. Sua missão: retornar e salvar almas perdidas a partir de sua experiência. O mesmo aconteceria com a personagem Trinity, que deve voltar da morte. Só não sabemos como. "Muitas das ideias que exploramos 20 anos atrás são ainda mais relevantes agora", escreveu Lana Wachowski em comunicado.

As cineastas Lana e Lilly WachowskiImagem: Reprodução/Montagem

Vai se chamar Matrix 4?
Não foi confirmado. Mas a tendência é que não seja. O segundo e terceiro filme, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, tiveram nome próprio, sem o numeral.
Por que eles decidiram fazer o filme depois de tantas negativas?

As irmãs Wachowski sempre adotaram a postura de negar qualquer rumor sobre Matrix 4 antes da confirmação oficial, e isso responde parcialmente a pergunta. Também é inegável que os novos tempos trazem inspiração para uma nova história.

Exemplos: a escalada tecnológica, ainda mais intensa que a de 20 anos atrás, o sucesso da retomada de franquias clássicas --espie as bilheterias dos novos Jurassic Park, Exterminador do Futuro e Blade Runner-- e o que podemos chamar de "Keanu Reeves mania", que invadiu a internet e ajudou a alavancar mais uma vez a carreira do astro, na esteira de John Wick: Chapter 3.

Na geopolítica, a nova onda da extrema direita, combinada a escândalos envolvendo fake news e manipulação de dados, também podem ser vistos como combustível para o renascimento do projeto.

Os escritores Aleksandar Hemon e David MitchellImagem: Getty Images/Reprodução/Montagem

Quem estará por trás do projeto?
O estúdio Warner Bros em parceria com a produtora Village Roadshow. Lana Wachowski vai produzir, dirigir e escrever o novo filme. O roteiro terá colaboração de Aleksandar Hemon e David Mitchell. É a primeira vez que roteiristas convidados participam da franquia. Ambos são romancistas conceituados na língua inglesa, com vários prêmios e best-sellers no currículo.

Mitchell, por sinal, já havia servido de inspiração para as irmãs Wachowskis na ficção científica A Viagem (2012), que foi estrelada por Tom Hanks e derrapou em críticas e bilheteria. É mais uma chance de redenção.

Via: Uol

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem

Anúncio

Anúncio