Brian J Smith, ator de Sense8, conversou com a INFO sobre a série

Disponível na Netflix desde junho, Sense8 é a primeira série de televisão criada pelos irmãos Andy e Lana Wachowski, criadores de Matrix. A temporada de 12 episódios conta a história de oito pessoas de várias partes do mundo que, de uma hora para outra, se unem psiquicamente, e passam a enxergar e sentir as mesmas experiências. Enquanto tentam entender essas novas habilidades, elas são caçadas por uma organização misteriosa que ameaça o futuro da humanidade. 

Entre os protagonistas da série está o ator Brian J. Smith, que falou com exclusividade a INFO, por telefone. Smith é Will Gorski, um policial americano que é um dos oito “sensitivos”. Entre os nomes mais conhecidos do elenco, estão Daryl Hannah (de Blade Runner) e Naveen Andrews (o Sayid, de Lost). 

Apesar da multiplicidade de cenários e personagens, Smith destaca que os diretores garantiram que as coisas fizessem sentido nas gravações. "Eles sabiam o que estavam fazendo e isso deixou o trabalho dos atores mais fácil, pois chegavam no set e tinham o direcionamento certo do que íamos produzir e como faríamos", afirma o ator, que comparou a gravação dos episódios com um gigantesco filme. "Os irmãos Wachowski pensaram em fazer um filme de 12 horas e não em produzir um programa como uma típica série", diz. 

Mas a crítica parece não ter entendido. A série foi recebida sem muito entusiasmo, classficando Sense8 de lenta e confusa, apesar de elogiar as atuações. O público, ao contrário, já começa a tornar a série objeto de culto na internet. Segundo Brian J. Smith, esse caráter "ame ou odeie" de Sense8 era algo esperado. "Quem assistir a série com olhos críticos não vai gostar do que apresentamos, mas não fizemos um programa para a crítica", diz Smith, cujo papel mais conhecido até agora havia sido na série Stargate: Universe. 

Mas, desde seu lançamento, Sense8 tem sido elogiada pelo tratamento que dá a questão da diversidade sexual. Entre os personagens principais são uma transgênero, uma lésbica e um casal de homossexual. A história discute a identidade sexual dessas pessoas e como elas se inserem no mundo e na própria família. Sense8 também não economiza nas cenas de nudez e sexo, algumas graficamente explícitas. 

A série ficou ainda mais atual, considerando o momento histórico nos Estados Unidos, onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado semanas após a estreia de Sense8 (Vale lembrar que Lana Wachowski se chamava Larry, até 2011, quando a diretora passou por uma mudança de sexo). Mas para Smith, a série não quer levantar bandeiras. "A ideia do seriado é expor a sexualidade de cada um dos oito sensitivos sem que o centro disso seja a orientação deles. A questão aqui é o crescimento pessoal de cada um, como ser humano", afirma Smith a INFO. 

A produção de uma segunda temporada para Sense8 ainda não foi confirmada, mas segundo Smith, a ideia dos produtores é que o seriado tenha cinco temporadas no total. "A grande questão para uma nova temporada é a logística, porque a produção da série é gigantesca. Mas, pelos rumores que escutei, a segunda temporada trará uma grande surpresa", diz o ator.

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem

Anúncio

Anúncio