© Fornecido por Abril Comunicações S.A. HBO

Jon Snow é oficialmente legítimo.

O episódio 5 da sétima temporada de Game of Thrones, "Eastwatch", trouxe alguns momentos pelos quais os fãs esperavam e também algumas surpresas que ninguém previa (sim, estamos falando de Arya).

Jon Snow (Kit Harington) tocou um dragão; Gendry (Joe Dempsie) finalmente voltou; Tyrion (Peter Dinklage) se reuniu com Jaime (Nikolaj Coster-Waldau) para falar sobre aderir à luta contra os Caminhantes Brancos; Cersei (Lena Headey) revelou que está grávida; Mindinho (Aidan Gillen) enganou Arya (Maisie Williams), plantando em seu quarto um pergaminho misterioso escrito por Sansa (Sophie Turner); e Dany (Emilia Clarke) foi perversa, queimando Randyll (James Faulkner) e Dickon Tarly (Tom Hopper) vivos por não a obedecerem. (Mas é uma guerra, afinal, o que mais ela poderia fazer?)

E com tudo isso acontecendo, sem alarde, a história parece ter confirmado uma peça que estava faltando no quebra-cabeça de Jon Snow.


Lembra aqueles documentos que o Arquimeistre Ebrose (Jim Broadbent) deu a Sam (John Bradley) para preservar, no começo da sétima temporada?

Bem, enquanto Sam está trabalhando sobre eles, Gilly (Hannah Murray) topa com um trecho em que um Alto Septão Maynard dizia que alguém chamado "Príncipe Ragger", ou seja, o príncipe Rhaegar Targaryen, tinha tido seu casamento anulado e se casara de novo em cerimônia secreta em Dorne.

Trata-se de uma prova, finalmente, de que Rhaegar e Lyanna Stark (Aisling Franciosi), os pais de Jon Snow, foram casados. Significa que Jon seria um herdeiro legítimo dos Targaryen.

Bacana. Mas isso é importante por que mesmo?

© Helen Sloan/courtesy of HBO 

Oh meu Deus! Cara, isso é doido.

Como o antigo mistério dos pais reais de Jon Snow, a condição de filho ilegítimo dele é algo sobre o qual se teoriza há anos. O fato de Rhaegar ter deixado parte de sua Guarda Real para proteger Lyanna na Torre da Alegria deixou os fãs desconfiados, mas até agora faltavam provas.

Até agora, o que queriam que acreditássemos era que Rhaegar sequestrou Lyanna, que já tinha sido prometida em casamento a Robert Baratheon (Mark Addy), e isso levou aos fatos que provocaram a Rebelião de Robert e afastaram os Targaryens do Trono de Ferro, com isso desencadeando tudo que aconteceu em Game of Thrones.

Com a revelação de que Rhaegar teve seu casamento anulado, provavelmente o casamento com sua esposa Elia Martell, parece mais provável que o príncipe e Lyanna tenham fugido juntos, se casado e tido seu filho Jon Snow.

OK, mas por que diabos Rhaegar fez isso?


Rhaegar teve dois filhos com Elia antes de o casamento deles acabar. Nos livros, ela não podia ter mais filhos devido a seus problemas de saúde, mas Rhaegar supostamente acreditava na profecia segundo a qual "O Dragão Tem Três Cabeças".

No livro de George R.R. Martin "A Fúria dos Reis", parece que Dany vê Rhaegar falando disso em uma das visões que ela tem na Casa dos Imortais (esses acontecimentos foram modificados no seriado):



O homem tinha os cabelos de seu irmão, mas era mais alto que ele, e seus olhos eram cor índigo escuro, e não lilás. 'Aegon', ele disse a uma mulher que amamentava um bebê recém-nascido em uma cama grande de madeira. "Que nome melhor podia haver para um rei?"

"Você escreverá uma canção para ele?"a mulher perguntou. 

"Ele tem uma canção", o homem respondeu. "Ele é o príncipe que foi prometido, e sua canção é a canção de gelo e fogo". Ele olhou para cima quando o disse, e seu olhar encontrou o de Dany, e parecia que ele a estava vendo postada ali, depois da porta. "É preciso haver mais um", ele disse, se bem que ela não soubesse dizer se ele estava falando com ela ou com a mulher na cama. "O dragão tem três cabeças."

Especula-se muito sobre essa profecia e seu significado real, mas muitos pensam que é por isso que Rhaegar queria um terceiro filho (a terceira cabeça do dragão).

Sabemos que Lyanna foi a mãe do terceiro bebê. Agora também podemos supor que Rhaegar fosse seu marido.

Muito bem. Entendemos. Então o que isso tudo quer dizer?

Quer dizer que tudo que pensávamos que sabíamos era mentira, porque você não sabe de nada, Jon Snow!

Se Lyanna e Rhaegar foram casados, não apenas Jon não é ilegítimo como é concebível que ele passe adiante de Dany na linha de sucessão dos Targaryen ao Trono de Ferro.

Rhaegar, o pai de Jon, era o herdeiro do rei louco Aerys, e, como seus dois outros filhos supostamente morreram no Saque de Porto Real, um Jon legítimo seria o próximo na linha de sucessão.

(Dos filhos legítimos do Rei Louco, Daenerys era a terceira na linha de sucessão ao trono, depois de Rhaegar e Viserys.)

Além disso, Rhaegar se casou com uma Stark. O nome dos Stark é importante e famoso em Westeros há cerca de 8.000 anos, fato que reforça ainda mais o possível apoio do reino a Jon Snow.

This Targaryen family tree explains Extraordinary 'Game of Thrones' Dynasty! 

(Essa árvore genealógica dos Targaryen explica a extraordinária dinastia de Game of Thrones)

Mais evidência: depois de Gilly ler a passagem sobre a anulação, Sam, irritado, reclama que, enquanto ele está preservando os documentos de Maynard, o segredo para se derrotar o Rei da Noite pode estar sentado em alguma estante em algum lugar.

Alô, Sam! Isso pode ser um indício de que o segredo é Jon Snow.

Na realidade, o mais provável é que seu nome verdadeiro não seja Jon Snow, já que esse é o nome de um filho bastardo. Uma teoria aventada no ano passado dizia que o nome real de Snow pode ser Jaehaerys, mas também é possível que seja algo como Aegon, já que esse é o nome usado na visão que Dany tem envolvendo Rhaegar.

Salve Jon Snow, rei no Norte, possivelmente o governante de direito dos Sete Reinos e o segredo para se derrotarem os Caminhantes Brancos.

Longo seja seu reinado.

Bill Bradley

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem

Anúncio

Anúncio